segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O que é educação ambiental?

A educação ambiental é uma ação cujo objetivo é despertar o interesse para cuidar do meio em que vivemos. Busca chamar a atenção para a preservação e para o reaproveitamento das matérias utilizadas por nós.Essa ação educativa deve ser colocada em prática nos ambientes em que freqüentamos, incentivando uma preocupação com relação a como ficará o nosso planeta no futuro. Comecemos então, olhando para o lar, escola, ruas, áreas de lazer, dentre outras em que convivemos. 
De acordo com o site Wikipédia, a educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. 
Uma pesquisa foi realizada na E.E.F.M. Presidente Geisel com alguns alunos e houve 100% de aprovação em relação ao novo estilo de sala climatizada. 80% dos participantes disseram que são conscientes da gravidade de jogar lixo no ambiente escolar e 90% concordaram que teria resultado se a escola investisse em projetos de Educaçao Ambiental.
Considerando a devida importância no "cuidar" do meio ambiente, a escola deve oferecer meios para que os alunos compreendam o porquê dessa preocupação. A implantação de projetos sobre a educação ambiental pode ser uma das formas de conscientização. Após cuidar do ambiente escolar, pode-se esperar que essa ação seja passada a diante.
Por: Thinayra Jamile

9 comentários:

  1. O meio ambiente é importante pra o nosso bem estar, assim sendo é preciso cuidar dele com carinho e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. esse texto é d+ e muito imformativo
    o meio ambiente é muito importante

    ResponderExcluir
  3. A educação ambiental é uma ação cujo objetivo é despertar o interesse para cuidar do meio em que vivemos. Busca chamar a atenção para a preservação e para o reaproveitamento das matérias utilizadas por nós

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O meio ambiente está sofrendo sérios danos nos dias de hoje.Nós seres humanos somos os grandes responsáveis por esses danos, então a educação ambiental é muito importante para nos concientizarmos das nossas ações contra o meio ambiente. Eu acho que todas as escolas do Brasil deveriam seguir o mesmo exemplo que a escola Presidente Geisel.

    ALUNAS: GILDERLANIA ARAUJO E ANDRESSA LIMA
    9º C

    ResponderExcluir
  6. w... f...

    A educação ambiental é uma ação cujo objetivo é despertar o interesse para cuidar do meio em que vivemos.então a educação ambiental é muito importante para nos concientizarmos das nossas ações contra o meio ambiente. entaum é por isso que é bom cuidar do meio ambiente ....

    ResponderExcluir
  7. Sammya & Gabriela *-*19 de agosto de 2010 às 17:13

    muitos acreditam , que por mais que lutem pelo meio ambiente,o que podem fazer pelo planeta é pouco , comparado aa necessidades atuais, para reverter o quadro devemos cuidar do meio ambiente e preserva-lo .
    ALUNAS DO 9° "D"

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos que estão envolvidos nesse projeto cheio de informações riquíssimas sobre o cuidado ao Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o assunto. A natureza é a nossa verdadeira aliada no bem estar de todo o planeta Terra. Parabéns!!!

    ResponderExcluir