segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como denunciar crimes ambientais ?

O Ibama (Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão do governo federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental. Também responde pela integridade das áreas de preservação permanentes e de reservas legais, além de promover o acesso e o uso sustentado dos recursos naturais e muitas outras ações voltadas à conservação do ambiente.

As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Ibama, por meio da Linha Verde. A ligação é gratuita: 0800 61 8080. Também é possível enviar denúncias por e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br.
Folha Online

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O que iremos deixar para as gerações futuras?


Como reatarmos com a mãe Natureza através de pedidos de desculpas por inúmeros atos de insanidade, crueldade e ignorância? 
Todos nós podemos está em comunhão com a natureza. Essa aliança transformará sim as novas gerações! A perfeita integração de novas atitudes, com os princípios básicos de respeito, amor e compaixão com a natureza. 
É preciso ter consciência que cada ação individual contribuirá para melhorar o nosso Meio Ambiente. Entre as várias maneiras de ajudar a preservar o nosso bairro, a nossa cidade,o nosso Estado, o nosso País e por que não o mundo é a integração entre políticas e planejamento. O envolvimento de amplos segmentos sociais, a participação popular, o incremento da cidadania e a consolidação de parcerias são tomadas como premissas básicas. Comecemos a reciclar o lixo e aproveitando os alimentos por inteiro, evitaremos o desperdício.
Por: Gabriele Brito

terça-feira, 17 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reduzir , Reutilizar e Reciclar: Uma aula transdisciplinar...




Fonte: Youtube 

Inicialmente foi criada a política dos 3 R's que é conhecida por muitas pessoas. Consiste em REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. No entanto, esperando por uma conscientização mais ampla, foi desenvolvida a política dos 5 R's - REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, REPENSAR e RECUSAR. Esta, sugere mudanças comportamentais na esperança de uma melhor qualidade de vida na Terra, além de demonstrar que o também homem faz parte do meio ambiente.
Por: Thinayra Jamile

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

- Os 5 Rs

 


Vamos REDUZIR a quantidade de lixo. Depois REUTILIZAR tudo que pudermos e RECICLAR. REPENSAR nossos hábitos e RECUSAR produtos que agridem a saúde e o meio ambiente também são ações que colaboram com o processo de conservação.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Educação ambiental na Região do Cariri

O ponto principal para que esse tema possa expandir entre a sociedade, é uma maior divulgação de dicas simples e praticas de como viver paralelo com o bem estar do meio ambiente. Essa educação só se tornará solida quando passar a ser uma atividade diária na vida de cada ser humano, isso se os mesmos tiverem o apoio do poder público com ao menos, cursos básicos de como evitar os principais tipos de poluições ambientais.
A região do cariri foi presenteada com diversas áreas ricas em fauna, flora, e fontes de água naturais que há pouco tempo estão sendo preservadas com a devida necessidade. Os primeiros conselhos na região do Cariri sobre a importância da preservação ambiental vieram do Padre Cícero, portanto foi dele o primeiro passo para aliciar a educação ambiental em nossa região.
Por: Maria Isabel

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O que é educação ambiental?

A educação ambiental é uma ação cujo objetivo é despertar o interesse para cuidar do meio em que vivemos. Busca chamar a atenção para a preservação e para o reaproveitamento das matérias utilizadas por nós.Essa ação educativa deve ser colocada em prática nos ambientes em que freqüentamos, incentivando uma preocupação com relação a como ficará o nosso planeta no futuro. Comecemos então, olhando para o lar, escola, ruas, áreas de lazer, dentre outras em que convivemos. 
De acordo com o site Wikipédia, a educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. 
Uma pesquisa foi realizada na E.E.F.M. Presidente Geisel com alguns alunos e houve 100% de aprovação em relação ao novo estilo de sala climatizada. 80% dos participantes disseram que são conscientes da gravidade de jogar lixo no ambiente escolar e 90% concordaram que teria resultado se a escola investisse em projetos de Educaçao Ambiental.
Considerando a devida importância no "cuidar" do meio ambiente, a escola deve oferecer meios para que os alunos compreendam o porquê dessa preocupação. A implantação de projetos sobre a educação ambiental pode ser uma das formas de conscientização. Após cuidar do ambiente escolar, pode-se esperar que essa ação seja passada a diante.
Por: Thinayra Jamile

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Impactos Ambientais em Juazeiro do Norte

O que podemos dizer sobre impacto ambiental? Podemos dizer que seja qualquer alteração no meio ambiente provocada pela ação humana, que traga prejuízos para todos.
"Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: (I) a saúde, a segurança e o bem-estar da população; (II) as atividades sociais e econômicas; (III) a biota; (IV) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; (V) a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução do CONAMA n.º 001 de 23/01/86).
Mais o que podemos fazer com os impactos ambientais em Juazeiro do Norte?
Com o crescimento da cidade, a poluição vem aumentando rapidamente, vem crescendo de tal forma que ninguém esta conseguindo conscientizar a população a parar.
Mais porque essa poluição acontece?
Por causa do aumento de veículos na cidade, por causa da poluição dos rios, do desperdício de água e por ai vai. Em cada rua que passamos, vemos entulhos jogados    nas ruas, bueiros entupidos e falta de saneamento básico. Se não fizermos nada para ajudar, as coisas na cidade irão piorar.
Por: Jayan Duarte

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saúde x Poluição

Para termos uma boa saúde precisamos está em total harmonia com a natureza. Muitos produtos tóxicos e poluentes são despejados por nós no meio ambiente, às vezes, sem termos consciência não conhecemos a gravidade dos nossos atos. 

Como pensamos que a natureza é capaz de limpar tudo? Não nos preocupamos com as consequências da poluição que podemos causar. Existe muita coisa errada por ai, e cabe a cada um de nós concertá-las.

 A poluição dos solos é causada pelo lançamento de resíduos contendo produtos químicos e orgânicos, tais como: borras, graxas, óleos, sabões, estopas, lixos, etc. Estas substâncias são capazes de provocar alterações significativas na estrutura natural do solo, trazendo sérios problemas para o meio ambiente. Esta estrutura do solo é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação, e se ele estiver contaminado, certamente nossa saúde estará em risco. Já se torna difícil achar um bom lugar pra pescar ou para um bom mergulho.

E você sabe o que mais? Os órgãos ambientais estão de olho! É crime ambiental poluir solos, águas e ar. Uma área poluída é um passivo ambiental, e tem que ser recuperada, não importa o quanto custe. Sendo assim, fique esperto! Muito cuidado com seu lixo, produtos químicos, resíduos de lavagens, etc.

Autora: Rita de Cássia Cardoso

 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Horta na Escola

Dentre os números benefícios que uma horta escolar pode trazer, pode-se destacar:
• Retirar da horta um complemento para a alimentação da escola.
• Maior integração entre os alunos;
• Perceber o desenvolvimento dos vegetais;
• Criação de adubos naturais;
• O laboratório da escola pode desenvolver pulverizadores naturais;
• Divulgar produção orgânica.

A idéia de implantação de hortas escolares pode representar uma estratégia de educação ambiental, desenvolvimento sustentável e promoção de hábitos saudáveis. Essas hortas permitem trabalhar os conteúdos de alimentação, nutrição que proporciona uma boa saúde e, principalmente, a ecologia.
Montar uma horta na escola é um trabalho grandioso, porque envolve muito os alunos. Todo que se dispuser ao trabalho deve manter inteira presença. Além de todo o resultado positivo, essa idéia formará jovens conscientes do aproveitamento do solo para ideais a favor do ambiente e saúde.
Por: Jucimara Santana

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lei do lixo


A nova lei nacional de reciclagem promete provocar mudanças significativas no comportamento da população e das empresas em relação ao lixo produzido no país. Sancionada em 02 de Agosto de 2010, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Política Nacional de Resíduos Sólidos obrigará as empresas produtoras a recolher os produtos descartados (incluindo o lixo eletrônico), proíbe os lixões, estabelece que as embalagens sejam fabricadas com materiais recicláveis e que a União, Estados e munícipios elaborem estratégias para o tratamento do lixo, com metas e programas de reciclagem.  
De acordo com a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), a nova lei proposta pelo Ministério do Meio Ambiente exigirá investimentos de pelo menos R$ 6,1 bilhões nos próximos quatro anos para a implantação e manutenção das iniciativas previstas no plano.
 Discutida há 20 anos pelo Congresso Nacional antes de chegar ao Executivo, a lei ainda distingue os resíduos (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) dos rejeitos (o que não é passível de reaproveitamento) e prevê a destinação adequada dos eletroeletrônicos como baterias de celulares, computadores, entre outros.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Preceitos Ecológicos de Padre Cícero

"O sacerdote é citado como defensor das matas e de Juazeiro. E esse ideal de defesa da natureza, que era repassado de forma tão simplificada para os romeiros, é divulgado pelo Greenpeace, por meio dos preceitos que o Padre Cícero deixou para os simples agricultores de todo o Nordeste brasileiro."
Diário do Nordeste